Curso avançado de Certificação CIP™II – Curso 7
Professor: Edson Ito. Especialista em Estratégia, Inteligência Competitiva e Contra-Inteligência. Ex-diretor da SCIP – Strategic and Competitive Intelligence Professionals. Mais sobre o professor
Realizar análise de custo competitivo com base na estrutura da Cadeia de Valor e dar ao seu corpo gestor insights quantificados em profundidade sobre a sua (des)vantagem competitiva.
Como a Dell consegue ser tão rentável em um setor em geral pouco atraente? Analistas de CI frequentemente necessitam explicar a vantagem competitiva de um concorrente. Como ele pode fazer o que ele faz? A resposta adequada só pode vir de uma Análise da Cadeia de Valor (ACV), que analisa de perto a cadeia de atividades realizadas por uma empresa para identificar com precisão (e numericamente) as fontes de diferenciação e as vantagens de valor-custo. Compreender a cadeia de valor de um concorrente significa a compreensão precisa do valor de seu diferencial estratégico. O mesmo é
verdade para a compreensão das ameaças à posição de sua própria empresa. Você vai aprender a:
- Entender os verdadeiros diferenciais estratégicos nas atividades da cadeia de valor entre a sua empresa e seus concorrentes
- Identificar os principais fatores de custo para a vantagem dos concorrentes
- Compreender as diferentes fontes de vantagem competitiva sustentáveis e não sustentáveis
- Substituir a análise SWOT por um framework muito mais sofisticado
- Usar análises numéricas para identificar as ameaças à posição de sua empresa
- Avaliar qual benchmarking tem uma chance de sucesso e qual é apenas desperdício de dinheiro
Você precisa . . .
- Estimar posições de custo entre vários competidores em seu mercado?
- Compreender como e porque empresas no setor apresentam e podem sustentar grandes diferenças de rentabilidade?
- Determinar as verdadeiras diferenças estratégicas nas atividades da cadeia de valor entre a sua empresa e seus concorrentes?
- Oferecer uma maior precisão na sua avaliação estratégica, oferecendo modelos financeiros e de performance mais “hard” sobre os concorrentes, clientes, fornecedores, e de alvos de aquisição?
- Produzir análises de custo relativo entre sua empresa e seus concorrentes?
- Compreender a natureza exata e as fontes de vantagem competitiva em seu setor?
- Alertar o corpo gestor de sua empresa para ameaças sobre a vantagem competitiva de sua empresa contra as melhorias de desempenho dos concorrentes?
- Elaborar recomendações para a gestão do posicionamento competitivo da sua empresa?
- Melhorar a sua eficácia global em suas avaliações competitivas?
- Acabar com a confusão nas análises e debate sobre a razão pela qual um concorrente em particular possui vantagem competitiva?
A Fuld-Gilad-Herring Academy of Competitive Intelligence (ACI) é uma instituição de ensino dedicada a treinar executivos e empresas a fim de melhor gerir riscos e antecipar novas oportunidades de mercado através do uso de inteligência competitiva. A ACI é a única instituição a oferecer a certificação Competitive Intelligence Professional (CIP™) – um programa de inteligência prático e completo – indo de análises básicas a sofisticadas, desenvolvido por lideres na área – Leonard Fuld, Ben Gilad and Jan Herring.