Curso avançado de Certificação CIP™II – Curso 7

Professor: Edson Ito. Especialista em Estratégia, Inteligência Competitiva e Contra-Inteligência. Ex-diretor da SCIP – Strategic and Competitive Intelligence Professionals.

Realizar análise de custo competitivo com base na estrutura da Cadeia de Valor e dar ao seu corpo gestor insights quantificados em profundidade sobre a sua (des)vantagem competitiva.

Inscreva-se

Como a Dell consegue ser tão rentável em um setor em geral pouco atraente?  Analistas de CI frequentemente necessitam explicar a vantagem competitiva de um concorrente. Como ele pode fazer o que ele faz? A resposta adequada só pode vir de uma Análise da Cadeia de Valor (ACV), que analisa de perto a cadeia de atividades realizadas por uma empresa para identificar com precisão (e numericamente) as fontes de diferenciação e as vantagens de valor-custo. Compreender a cadeia de valor de um concorrente significa  a compreensão precisa do valor de seu diferencial estratégico. O mesmo é
verdade para a compreensão das ameaças à posição de sua própria empresa. Você vai aprender a:

  • Entender os verdadeiros diferenciais estratégicos nas atividades da cadeia de valor entre a sua empresa e seus concorrentes
  • Identificar os principais fatores de custo para a vantagem dos concorrentes
  • Compreender as diferentes fontes de vantagem competitiva sustentáveis e não sustentáveis
  • Substituir a análise SWOT por um framework muito mais sofisticado
  • Usar análises numéricas para identificar as ameaças à posição de sua empresa
  • Avaliar qual benchmarking tem uma chance de sucesso e qual é apenas  desperdício de dinheiro

Você precisa . . .

  • Estimar posições de custo entre vários competidores em seu mercado?
  • Compreender como e porque  empresas  no setor apresentam e podem sustentar grandes diferenças de rentabilidade?
  • Determinar as verdadeiras diferenças estratégicas nas atividades da cadeia de valor entre a sua empresa e seus concorrentes?
  • Oferecer uma maior precisão na sua avaliação estratégica, oferecendo modelos financeiros e de performance mais “hard” sobre os concorrentes, clientes, fornecedores, e de alvos de aquisição?
  • Produzir análises de custo relativo entre sua empresa e seus concorrentes?
  • Compreender a natureza exata e as fontes de vantagem competitiva em seu setor?
  • Alertar o corpo gestor de sua empresa  para ameaças sobre a vantagem competitiva de sua empresa contra as melhorias de desempenho dos concorrentes?
  • Elaborar recomendações para a gestão do posicionamento competitivo da sua empresa?
  • Melhorar a sua eficácia global em suas avaliações competitivas?
  • Acabar com a confusão nas análises e debate sobre a razão pela qual um concorrente em particular possui vantagem competitiva?

A Fuld-Gilad-Herring Academy of Competitive Intelligence (ACI) é uma instituição de ensino dedicada a treinar executivos e empresas a fim de melhor gerir riscos e antecipar novas oportunidades de mercado através do uso de inteligência competitiva. A ACI é a única instituição a oferecer a certificação Competitive Intelligence Professional (CIP™) – um programa de inteligência prático e completo – indo de análises básicas a sofisticadas, desenvolvido por lideres na área – Leonard Fuld, Ben Gilad and Jan Herring.