Curso avançado de Certificação CIP™II – Curso 6

Professor: Fernando de Almeida –  Founding Partner ADVS Brasil,  Coordenador MBA Inteligência Estratégica Fipe, Professor FEA/USP.

Pré-requisito  Pontos Cegos (Competitive Blindspots) altamente recomendado.

Inscreva-se

Um War Game é uma batalha única de mentes, entre as equipes que representam diversos competidores no setor  Começamos o curso com um embasamento conceitual para entender a evolução do setor, decifrar o comportamento e opções estratégicas dos concorrentes e em seguida, avançar para a aplicação com dados reais, até fazer previsões de mercado confrontadas com eventos reais.

No Dia Um, nós apresentamos o framework para análise do setor, avaliando a posição estratégica da empresa, e prevendo vulnerabilidades dos concorrentes. O Dia Dois é dedicado a uma batalha analítica entre as equipes, semelhante a um jogo de xadrez, e é concluído com os cenários mais prováveis dos concorrentes e formação de recomendações de ações específicas. Combinando teoria e prática, você vai aprender a:

  • Assumir o papel de concorrentes (role-playing) com as mais avançadas técnicas
  • Executar tanto War Games de “Traçado de Cenários” quanto de “Resposta Competitva”
  • Fazer as antecipações mais precisas dos movimentos de terceiros
  • Compreender os passos necessários para organizar e executar War Games de maneira eficaz
  • Entender precisamente o papel da Inteligência em um War Game

Você precisa . . .

  • Antecipar estratégias de seus concorrentes para daqui a um ano?
  • Prever o caminho de evolução do setor para os próximos 1-3 anos?
  • Aprender a desenvolver opções estratégicas criativas e pensar como uma empresa empreendedora?
  • Atualizar executivos com as últimas evoluções na sua arena competitiva e as implicações decorrentes para o futuro da sua empresa?
  • Avaliar o ambiente competitivo antes do ciclo de planejamento estratégico se iniciar?
  • Identificar os pontos fracos estratégicos de sua empresa?
  • Aprender a monitorar a competição nos setores emergentes?
  • Levar a atenção do corpo gestor para um foco externo?
  • Introduzir uma postura competitiva nos planos de marketing, pesquisa e desenvolvimento e planejamento do negócio?
  • Avaliar seus competidores tecnológicos, estratégias comerciais, bem como os direcionamentos futuros de seus clientes?

A Fuld-Gilad-Herring Academy of Competitive Intelligence (ACI) é uma instituição de ensino dedicada a treinar executivos e empresas a fim de melhor gerir riscos e antecipar novas oportunidades de mercado através do uso de inteligência competitiva. A ACI é a única instituição a oferecer a certificação Competitive Intelligence Professional (CIP™) – um programa de inteligência prático e completo – indo de análises básicas a sofisticadas, desenvolvido por lideres na área – Leonard Fuld, Ben Gilad and Jan Herring.