Project Description
A Empresa
- Multinacional do setor de alimentos, com faturamento próximo a U$ 100 bilhões
- Lider em diversos produtos alimentícios no Brasil e no mundo
- Sólida imagem de marca no país e no mundo com inúmeras marcas conhecidas
Solução
- A partir de uma primeira divisão foi iniciado um processo de implementação da metodologia L.E.SCAnning e implementação de processos de inteligência estratégica nesta divisão. Foram identificados os alvos de monitoramento e estabelecida a equipe de inteligência e identificadas as pessoas a integrar uma rede de informação.
- Dinâmicas e reuniões de análise da concorrência e de informações antecipativas foram instauradas
Contexto
- Em razão de seu porte a empresa tendia a ignorar a concorrência, mas buscava abrir sua observação a uma concorrência crescente em diversos setores de produtos
- Como empresa inovadora, buscava um processo de inteligência que lhe fornecesse informação antecipativa a respeito da concorrência.
- Sentia a necessidade de aumentar a atenção ao ambiente competitivo externo
Resultados
- A empresa se tornou aberta aos movimentos competitivos, antecipando movimentos da concorrência e antecipando ameaças e oportunidades. Através do novo processo instaurado, as equipes sentiam mais próximas do mercado. Comentário do diretor da divisão: “Passou-se a ter um maior sentido de urgência na empresa”. As oportunidades e ameaças ficaram mais evidentes.
- Dentro e fora das reuniões a respeito da concorrência, o pessoal envolvido começou a ficar mais atento ao que se passava no mercado, a se comunicar e a transmitir as informações e indícios que pudessem levar a identificar oportunidades e ameaças. Os ganhos foram diversos tais como conquista de participação de mercado em função de antecipação de deficiências na concorrência, ações de bloqueio da concorrência vinda de fora, lançamento de novos produtos.