Implantação de Dispositivos de Inteligência Estratégica
Um processo de Inteligência é uma ferramenta estratégica para uma empresa. Não confundir processos de pesquisa de mercado, de coleta de informações estruturadas, produção de relatórios de análise, com processos de inteligência.
A ADVS tem implantado processos de inteligência que se baseiam em redes de pessoas, inteligência coletiva e interpretação de sinais fracos. A interpretação do ambiente através de sinais fracos e sinais antecipativos, permite antecipar. Processos baseados em coletas intensivas de dados permitem apenas projetar o passado através de dados históricos e construção de curvas de tendências.
Estrutura e Criatividade
Através de um processo estruturado que estimula a criativaidade, a metodologia da ADVS tem sido usada com sucesso em diversas empresas para entender movimentos estratégicos de concorrentes, clientes, governo, fornecedores ou antecipar mudanças tecnológicas e seus impactos.
Monitorar o ambiente e tratar as informações recolhidas exige disciplina, constância, criatividade, esforço coletivo e isto só pode ser realizado através de um processo estruturado e organizado com este objetivo.
Método L.E.SCAnning®
O Método L.E.SCAnning®, garante a eficácia do processo de inteligência através da implantação de um dispositivo de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva – VAS-IC®, pois permite:
- Introduzir em um curto espaço de tempo um dispositivo simples que permite antecipar movimentos no ambiente competitivo e que pode evoluir.
- Passar de uma atividade de captação de informação realizada de maneira individual, informal e casuística para um dispositivo de monitoramento coletivo e organizado.
- Dar vida a um dispositivo existente de Inteligência.
Garanta a eficácia do monitoramento do ambiente competitivo através da implantação de um dispositivo de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva - VAS-IC®.
Cases
O conceito VAS-IC® (Dispositivo de Inteligêcia Estratégica Antecipativa e Coletiva)
Monitoramento – Em nosso método, monitoramento significa estar em estado constante de alerta – à escuta – pronto a detectar sinais de movimentos estratégicos (no curso ou longo prazo) de players do ambiente competitivo.
Decisão Estratégica – O método da ADVS é voltado a antecipar movimentos no ambiente a fim de suportar a decisão estratégica:
- não repetitiva, logo o tomador de decisão está relativamente despreparado;
- não pode se apoiar em modelos comprovados;
- pode provocar importantes consequências (boas ou más);
- a decisão é tomada em situação de incerteza.
Antecipativo – Por definição o VAS-IC® é voltado para o futuro e a antecipação baseada na interpretação de certas informações e certos indícios, de sinais fracos. Não confundir antecipação com previsão. Previsão é principalmente o cálculo de tendências sobre bases de dados coletadas durante um período passado.
Sinais Fracos – Indícios de mudanças, de movimentos que estão por acontecer. Permitem antecipar no curto e longo prazo. São fragmentos de informação, incertos, ambíguos, de significado pouco claro. Quanto mais longe o evento no futuro mais difícil interpretação do sinal fraco, prenúncio de mudança e identificação do significado antecipativo.
Inteligência Coletiva – A palavra inteligência é no método L.E.SCAnning® aplicada a um grupo de pessoas que aceitam compartilhar (coletivamente) suas capacidades de detectar eventos, de comentá-los, interpretá-los em grupo e de tirar deles ensinamentos úteis para a ação. A interpretação, bem como captação de sinais fracos exige interpretação coletiva.
Método
O método, apresentado de forma cíclica, propõe que o processo comece a partir de qualquer uma das etapas: