Project Description

A Empresa

  • Empresa está entre as líderes no setor de autopeças
  • Faturamento mundial em torno de US$ 10 bilhões
  • Fortes níveis de competição
  • Organizada em diversas unidades de negócio no Brasil

Solução

  • Através da condução de responsável da área de inteligência da empresa a ADVS introduziu uma rede de comunicação estabelecendo um fluxo de informação dentro de cada divisão e com compartilhamento entre divisões.
  • Foram estabelecidos processos de coleta de informação, de comunicação, reuniões voltadas a discussão sobre movimentos da concorrência
  • Foram criadas redes  de colaboração entre  as diferentes áreas, coordenadas por animadores do processo de inteligência coletiva e redes de comunicação.

Contexto

  • A empresa necessitava de um processo de inteligência competitiva a fim de melhor monitorar o forte ambiente competitivo existente no Brasil.
  • Aumento crescente de concorrência, principalmente de produtos de origem chinesa.
  • Não possuía um processo que permitisse captar e compartilhar informações captadas no mercado a partir de diferentes fontes de informação e de diferentes áreas da empresa.

Resultados

  • Intensa comunicação entre as áreas, estabelecimento de práticas de análise competitiva através de dinâmicas de criação de sentido (Metodologia L.E.SCAnning ).
  • Antecipação de movimentos de fornecedores em parceria com concorrentes
  • Identificação de novos produtos a serem lançados e ganhos de market share
  • Identificação de oportunidades de aquisição, de proteção e ganhos de participação de mercado