Project Description
A Empresa
- Empresa está entre as líderes no setor de autopeças
- Faturamento mundial em torno de US$ 10 bilhões
- Fortes níveis de competição
- Organizada em diversas unidades de negócio no Brasil
Solução
- Através da condução de responsável da área de inteligência da empresa a ADVS introduziu uma rede de comunicação estabelecendo um fluxo de informação dentro de cada divisão e com compartilhamento entre divisões.
- Foram estabelecidos processos de coleta de informação, de comunicação, reuniões voltadas a discussão sobre movimentos da concorrência
- Foram criadas redes de colaboração entre as diferentes áreas, coordenadas por animadores do processo de inteligência coletiva e redes de comunicação.
Contexto
- A empresa necessitava de um processo de inteligência competitiva a fim de melhor monitorar o forte ambiente competitivo existente no Brasil.
- Aumento crescente de concorrência, principalmente de produtos de origem chinesa.
- Não possuía um processo que permitisse captar e compartilhar informações captadas no mercado a partir de diferentes fontes de informação e de diferentes áreas da empresa.
Resultados
- Intensa comunicação entre as áreas, estabelecimento de práticas de análise competitiva através de dinâmicas de criação de sentido (Metodologia L.E.SCAnning ).
- Antecipação de movimentos de fornecedores em parceria com concorrentes
- Identificação de novos produtos a serem lançados e ganhos de market share
- Identificação de oportunidades de aquisição, de proteção e ganhos de participação de mercado