Cursos Fundamentais – Certificação CIP™ I – Curso 3
Professor: Fernando de Almeida – Founding Partner ADVS Brasil, Coordenador MBA Inteligência Estratégica Fipe, Professor FEA/USP. Mais sobre o professor
Identifique vulnerabilidades estratégicas de seus concorrentes e seus movimentos mais prováveis.
Este curso, baseado no modelo analítico desenvolvido e popularizado no best seller do Dr. Gilad, Business Blind Spots (Irwin, 1994 Infonortics, 1996), irá capacitá-lo a analisar os concorrentes, bem como os setores que irão afetar significativamente o futuro da sua empresa e trazer valor para a alta administração. Através de um estudo de caso da Harvard Business School, você vai aprender a:
- Prever caminhos da evolução do seu setor
- Entender comportamento dos concorrentes e antecipar movimentos importantes
- Identificar o calcanhar de Aquiles, pontos cegos e vulnerabilidades estratégicas de seus concorrentes
- Avaliar a importância da informação e as perguntas certas a fazer para sua rede de coleta
- Avaliar a estratégia de sua própria empresa e seus pontos cegos, bem como identificar as suas vulnerabilidades
- Identificar fontes de mudanças críticas no mercado
- Criar inteligência pró-ativa para antecipar movimentos estratégicos dos concorrentes
Você precisa . . .
- Entender as principais forças que afetam o desempenho no seu setor?
- Rastrear antecipadamente os movimentos que vão mudar o desempenho de seu setor?
- Prever para onde seu setor está indo?
- Antecipar movimentos de concorrentes ?
- Avaliar respostas dos concorrentes aos movimentos de sua empresa?
- Compreender a posição de sua empresa em relação aos concorrentes?
- Identificar e alertar os gestores onde a estratégia da sua empresa está errada?
- Identificar onde as estratégias de seus concorrentes estão erradas?
- Desenvolver uma estrutura que irá direcionar e organizar esforços de coleta contínua (indo além das questões propostas pelos gestores)?
- Dar suporte à alta administração através de análises perspicazes?
A Fuld-Gilad-Herring Academy of Competitive Intelligence (ACI) é uma instituição de ensino dedicada a treinar executivos e empresas a fim de melhor gerir riscos e antecipar novas oportunidades de mercado através do uso de inteligência competitiva. A ACI é a única instituição a oferecer a certificação Competitive Intelligence Professional (CIP™) – um programa de inteligência prático e completo – indo de análises básicas a sofisticadas, desenvolvido por lideres na área – Leonard Fuld, Ben Gilad and Jan Herring.